Adriana Banana é doutoranda na Universidade de São Paulo - USP / Escola de Comunicação e Artes - ECA, curadora, artista, produtora e pesquisadora na área das artes e cultura. Bacharel em Filosofia (UFMG), Mestre em Dança (UFBA), Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, interrompido em 2012), especialização expedida pela CAPES - MEC pelos estudos na Trisha Brown Dance Company (NY-EUA) através do Programa de Bolsas APartes (CAPES-MEC) e Especialização em Neurociências da Aprendizagem (Uninove, 2018, previsão de finalização janeiro 2019). Aprovada, em dezembro de 2019, no concurso de Doutorado em Artes Cênicas (UFMG - 2019-2024).
Em 1995, fundou a empresa Atômica Artes Ltda, onde atua com sócia-administradora. Pela Atômica é responsável/ coordenação da concepção, aprovação, e prestação de contas de muitos projetos culturais realizados e submetidos a concursos públicos como as Leis de Incentivo a Cultura Municipal (BH), Estadual (MG), Federal e Editais Cena Minas, Edital Codemig, Caixa Cultural, CCBB Cultural, Iberescena 2018 (Euros$18.000,00) Ocupação Teatros PBH 2019; Edital Praça da Estação Zona Cultural 2019/2020 (2a colocação), Cena Plural 2019 (1a colocação), Petrobras Cultural (FID 2002/2003; valor aproximado de R$684.000,00, sendo 02 selecionados em todo o Brasil).
Atua como artista da dança desde 1989 quando juntou-se a Marcelo Gabrieal na formação da Cia de Dança Burra. Trabalhou com Toni Cots (Espanha), Alain Platel/ Las Ballets C. de La B. (Bélgica) e Shussaku Takeuchi/ Momu Dance Theater II (Holanda), Grupo de Teatro Armatrux (MG - Brasil), Camaleão Grupo de Dança (MG - Brasil).
Idealizadora, curadora e coordenadora geral do FID – Fórum - Internacional de Dança criado em 1996. O FID apresenta, coproduz, produz espetáculos, documentários de dança, pesquisas, oferece oficinas, seminários, debates; oferta videos de dança para pesquisa - FIDoteca; editora, lança livros, publica livros e revistas de dança - FID Editorial e outros programas.
Curadora-chefe do FID - Fórum Internacional de Dança (desde sua criação, 1996) e curadora convidada para a Dança para a Semana de Minas no evento Brasil na França (2005).
Analista de projetos artísticos e culturais. Participa de comissões de seleção, parecerista, julgamento de Editais nas áreas de Dança e Ópera nos Estados de Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal e pelas cidades de Blumenau e Curitiba. Como convidada, participou Comissão de avaliação de projetos de dança no Brasil da Petrobras e foi consultora do programa Itaú Rumos Dança.
Professora no Programa de Especialização em Dança na PUC MG. Aprovação Processo Seletivo Professor Substituto (2a colocação) em Dança na Educação - Teorias e Práticas Escola de Belas Artes (UFMG). Aprovada no Edital 84 de19/02/2018 (DOU 20/02/2018 e homologação resultado DOU No 64, 04/04/2018).
Autora do livro Trishapensamento: espaço como previsão meteorológica (2013). Possui textos publicados em catálogos e programas de grupos artísticos, revistas científicas como o Sala Preta qualis A1 (USP).
Em 1996, cofundou a associação cultural Clube Ur=H0r, estrutura pela qual vem concebendo mais suas obras artísticas, dentre elas, 15 obras de dança, instalação de vídeo e multimídia como Creme (1997), Desenquadrando Euclides, Saravá Bien!!! (2012), Memória (2014) e Espaço como Fluxos de Possibilidades (2009/2019). Dançou em teatros convencionais, foyers, ginásios esportivos, escolas e penitenciária feminina.
Prêmios já recebido como artista - coreógrafa e concepções artísticas: APCA - Prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte - SP (2011); Bolsas Vitae de Artes 2000; Bolsas Apartes (MEC - CAPES, 2001); Itaú Rumos Dança 2003/2004, 2009/2010; Medalha da Inconfidência do Governo de Minas Gerais (2005).
Em 2014, debatedora no encontro de profissionais “la prise de risque dans Le spectacle vivant” do Latitudes Contemporaines (Lille, França) – 06/06/2014. Em 2018, participa do V Festival ENDANZANTE (MEDELLIN, COLOMBIA) em debates de Publicações, Festivais e Redes, e, também realizando Palestra Demonstração.
Em 2012, foi eleita pela comunidade artística membro titular dança/circo para o CONSEC MG - Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais (biênio 2012-2013-2014). E, como convidada, foi membro do Conselho de Ideias da Secretaria Estadual de Cultura de MG (2005/2006).
Em 2020, é convidada a participar do PAPAP - Port au Prince Arts Performance - (Haiti) e do Danse Bamako Dense (Mali).